A BELEZA DAS CIDADEZINHAS PEQUENAS

  Eu estava com essa postagem em mente a um certo tempo e é uma verdade irrefutável: A Enorme maioria das cidades pequenas são muito mais bonitas que os grandes centros urbanos. Aliás, salvo raras exceções, no Brasil ambientes urbanos são uma coisa de dar nojo. Vou posta algumas imagens aqui de ambientes urbanos e de cidades pequenas que peguei no Google pra comparar:


Você preferiria viver aqui (Zona leste de São Paulo) com essas calçadas arrebentadas, casas sem pintura nos muros, mas com pichações (A única casa pintada tem pichações no muros) e a sensação de feiura e desorganização generalizadas, fora o sensação de "Claustrofobia" devido a ser tudo muito apertado:



Ou aqui? (interior do paraná) onde tudo parece amplo e organizado, com espaço e limpeza, arbustos aparados e NADA DE TRÂNSITO? Observe a revigorante sensação de liberdade proporcionada pela espaço e pela limpeza o local. Tudo limpo, organizado e amplo. Observe os muros IMPECÁVEIS e as casinhas bonitas à direita. Isso sim é vida!

























Seguindo o mesmo raciocínio, qual praça lhe parece melhor, essa "praça" em Osasco cercada feito um presídio e cujo único atrativo é um campo de futebol poeirento ao lado, isso sem falar nas ruas apertadas no entorno e a arborização completamente aleatória calçada em um asfalto mal conservado e mal sinalizado...


Ou essa Praça de verdade em Lages/ SC, que tem muito espaço, muito verde e muitas arvores plantadas corretamente fora a charmosa escadaria adornada por uma muretinha bem acabada tudo isso forrado por um gramado bem cuidado e calçadas também bem cuidadas? Fora a iluminação e o estado geral muito bem preservados. Isso sim é praça!


Que tal essa avenida de cidade grande na Zona Oeste de SP? Pra quem conhece, essa é a famosa Av. Cupecê em SP. essa foto não lhe faz justiça. O lugar é mais apertado, feio e perigoso e tem mais mendigos e "manos" pelas ruas, fora o trânsito (essa foto deve ser no fim de semana, pois na semana é tudo lotado) e é também muito mais pichado. Mas mesmo nessa foto o local já parece meia boca com esse asfalto desgastado, calçadas mal acabadas e sinalização tosca.
























Comparada com essa? (Rio Grande do Sul) Um belo e bem cuidado canteiro central emoldura uma avenida ampla e larga com asfalto novinho onde se pode andar de bicicleta numa boa pois o transito é super tranquilo. E pra fechar o lindo quadro, temos montanhas ao fundo. Perceba à esquerda as lindas casas de dois andares. Podemos ver também que todo o local tem muita natureza (E possivelmente pouca poluição). Uma pena a foto não ser 360 graus, pois ia ter muito mais coisa bonita pra ver. 



Claro que muita gente dirá que eu pincei os piores locais da cidade grande e melhores locais das cidades pequenas. O que não deixa de ser verdade, mas convenhamos, os locais feios que mostrei não são regra em cidade grande e os locais bonitos que mostrei não são regra em cidades pequenas? Cada um que tire suas próprias conclusões, mas eu sei o que acho bonito e o que acho feio. E a beleza não esta nas cidades grandes. Eu poderia passar o dia inteiro aqui mostrando isso. 
























Pra fechar, vejam essa rua do centrão de São Paulo: Padrão. Pichações, mendigos krakentos asfalto zoado... Tudo de melhor que o PT pode dar pra você. E se você já esteve por lá sabe que essa foto não mostra nem 10% da feiura do lugar. Um pouco mais a frente esta a Rua General Osório com seu desmanche de motos a céu aberto. Fora o monte de motoboy estúpido e mal educado que coalha esse lugar. Não tem árvore, a calçada esta toda arrebentada servindo de casa pra mendigo, a arquitetura é medonha. Fora a sensação ultra claustrofóbica de nunca ver o horizonte e estar cercado de prédios feios. Repugnante.




Dá pra comparar com essa rua no centro de Apucarana no Paraná? Olhe a calçada sem um único buraco. Olhe as árvores corretamente plantadas, olhem a área de estacionamento de motos que usa um trecho da esquina! Genial! Olhe quanto espaço! Perceba os prédios pequenos e bonitos. Perceba como é bonito e bem acabado o poste de luz. Ai sim! É isso que eu quero!


Todas as imagens vieram do Google e estão com o nome das ruas. Se quiser confirmar é só pesquisar por si mesmo. mas se você fizer isso, a desvantagem das cidades grandes no quesito beleza vai ficar ainda mais visível. E olha que eu optei por mostrar mais SP e não me baseei muito nas quebradas que tem no ABC paulista que são ainda piores e mais feias.

AddThis